domingo, 6 de junho de 2010

Uma Coisa Difícil

Ontem no final da noite ouvi um amigo me disse:
"_A verdade às vezes é muito mais difícil para quem diz do que para quem ouve."
Era algo assim bem nesse sentido que me foi passado. Acontece muito, quando queremos dizer algo que sabemos que vai ferir a outra pessoa. Pense um pouco...

O que seria mais difícil, dizer “infelizmente não conseguiram reanimar o seu... (Humm, vamos escolher alguém mais distante um pouco) TIO” ou dizer “ Nós fomos felizes e tudo mais, mas infelizmente, acabou tudo entre nós.” (Isso em uma situação que você não gosta de alguém que esta profundamente apaixonado por você e você sabe disso).

É difícil escolher? Pois eu acharia mais fácil dar a primeira notícia. Um pouco pode variar devido ao grau de contato que você tem com o "Tio falecido". Talvez não seria mais fácil se eu tivesse usado uma "mãe" no exemplo. Mesmo assim, é mais difícil dizer que não gosta de alguém, porque quem diz, também é atingido diretamente. É muito doloroso partir o coração de alguém que tanto ama você.

Quando falamos de uma coisa tão definitiva como a morte, logo pensamos, é um sofrimento tão grande, tão destruidor e uma coisa totalmente sem volta. O único jeito é se conformar, pois realmente não há solução, e dói, dói muito. Agora, quando temos que terminar um relacionamento com alguém que realmente esta amando você. Qual vai ser a reação da pessoa? Como ela vai se sentir? Imagine ter alguém que fica pensando em uma possibilidade de volta, em uma possibilidade mínima de voltar, alguém que se apega a qualquer coisinha pra ter um motivo para achar que tem volta? Que tortura é achar que tem solução algo que você que a principio terminou sabe que não tem.

Nesse caso eu confesso ser bem egoísta, se eu disser que eu estou feliz porque vi ou soube que uma "ex" está com um cara rico, bonito, com carro e possibilidade de dar um conforto que eu não posso, eu estarei mentindo para você e para mim, eu não consigo não desejar o pior para ela infelizmente. E você, que acaba de dar a noticia, que não gosta da pessoa, você fica com sentimento de que alguém te odeia e fica preocupado com isso, e essa pessoa te procurando sempre querendo voltar.
Por isso digo que a primeira noticia é relativamente mais fácil de ser contada. Essa verdade é muito mais difícil de ser dita do ouvida, de ser dita do que ser encarada. É o que eu acho.





É preciso saber sempre quando se acaba uma etapa da vida. Se insistirmos em permanecer nela, depois do tempo necessário, perderemos a alegria e o sentido do resto. Fechar círculos, fechar portas ou fechar capítulos, como queira chamar, o importante é poder fechá-los.

Foi demitido? Acabou a relação? Já não mora mais nessa casa? Deve viajar? A amizade acabou? Você pode passar muito tempo do seu presente dando voltas ao passado, tentando modificá-lo... O desgaste será infinito, porque na vida, todos estão destinados a fechar capítulos, virar páginas, terminar etapas ou momentos da vida, e seguir adiante.

Não podemos estar no presente sentindo falta do passado. O que aconteceu, aconteceu. Não podemos ser filhos eternamente, nem adolescentes eternos, nem empregados de empresas inexistentes, nem ter vínculos com quem não quer estar vinculado a nós.

Passamos por momentos de plena felicidade em nossas vidas e momentos que nos marcam de uma forma surpreendente e nos transformam nos comovem, nos ensinam e muitas vezes, nos machucam profundamente. Mas os acontecimentos e as pessoas passam por nossas vidas e temos que deixá-los ir! Por isso, às vezes é tão importante esquecer de lembrar, trocar de casa, rasgar papéis, jogar fora presentes desbotados, dar ou vender livros...

Na vida ninguém joga com cartas marcadas, e a gente tem que aprender a perder e a ganhar. O passado passou: não espere que o devolvam. Também não espere reconhecimento, ou que saibam quem você é. A vida segue sempre para frente, nunca para trás.

Se você anda pela vida deixando portas "abertas", nunca poderá desprender-se, nem viver o hoje com satisfação. Casamentos, namoros ou amizades que não se fecham possibilidades de "regresso" (a quê? Pra quê?), necessidade de esclarecimentos, silêncios... Devemos fazer a faxina emocional e arrumar espaço nas gavetas do futuro para o novo. Não por orgulho ou soberba, mas porque você já não se encaixa ali, naquele lugar, naquele coração, naquela casa, naquele escritório, naquele cargo...

Você já não é o mesmo que foi há dois dias, há três meses, há um ano... Como diria o poeta: “Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará...” Portanto, nada tem que voltar!!! Mesmo que fosse possível. Preste bastante atenção em todas as coisas que te acontecem, elas poderão estar trazendo a sua tão esperada felicidade, se vocês estiver aberto a compreendê-las.

"Nada é por acaso. Deus não joga dados com o mundo. Deus é sutil, mas não é maldoso." (Albert Einstein).

Agora me diz? Esse texto? Quem me conhece, algo que eu digitei eu realmente faço na pratica???
Meus amigos sabem se eu não faço. E é isso é o que me levou a colocar esse titulo neste post, pois é sim, uma coisa difícil.

6 Confortadores:

Anônimo disse...

me corrija se eu estiver errada, mas hj postamos coisas parecidas... esse mesclado de odio esperança, rancor, sopro de amor... fazem uma confusão e acabamos por expressar isso de maneiras confusas.. nao seja injusto com a pessoa q recebe a noticia de q seu tio morreu... cada amor é um amor com sua intensidade distinta. Mas q dói dói eu sei do q vc esta falando. Abraços amigo

Cleonice Braz disse...

Cada vez que leio esse texto, leio sob uma nova perspectiva. Mesmo que seja um tanto autobiográfico, os sentimentos e situações que vc relata são comuns a cada um de nós, mesmo que seja apenas uma vez na vida. Infelizmente, nos deparamos com eles muitas vezes, o que acaba nos desgastando.
Com isso, toda a nossa vida é prejudicada, mesmo que a gente não queira, ne?
Beijo grande.

Squall disse...

Por te conhecer a tanto tempo, mais que a maioria dos seus leitores, eu me dou ao luxo de ser direto e falar as coisas como penso assim como você sabe ter o mesmo direito (tanto sabe que o utiliza).
Uma vez determinado isso eu mantenho minha posição um tanto quanto rigida ao se tratar desse assunto nesse contexto: você sabe das coisas, sabe o que deve e o que não deve fazer, o que deve mudar e como encarar os fatos; sendo assim eu continuo na minha ideia de burrice. Ou você é burro e gosta de sofrer, por isso prefere ignorar/não enxergar tudo isso que disse logo ai em cima e esquece de mudar. Ou você é burro por ser sovinha e/ou preguiçoso e/ou medroso pra não procurar ajuda profissional uam vez que todos seus outros meios pra sair dessa já se provaram inúteis (se for essa a alternativa, eu ainda axo ke vc eh burro e gosta de sofrer, pq eh bem melhor passar um aperto financeiro, ter um frio na barriga enfrentando um medo ou se dispor e lutar do que sofrer).

FATO É que essa é so minha opniao, se vc nem quiser postar, so ler, fique a vontade. Não to aqui pra flame.

Ps.: E o coco?

Anônimo disse...

Muito Legal.
Adorei seu blog... seu cantinho de desabafos. =)

Tô te seguindo.
Passa no meu tb.

www.thatycastan.blogspot.com
PEDAÇOS DO COTIDIANO

kisses
Thaty

Biny disse...

A vida precisa de um costante movimento, acho que a monotonia mata o ser humano, monotonia de sentimentos...

http://p-aovento.blogspot.com/

Camila disse...

Ai ai, sabe é bem assim que acontece comigo.
Acho difícil ouvir e falar certas verdades, e quanto mais a gente gosta da pessoa mais cruel se torna.
Esse trem de esperança é complicado, a minha é sempre mais teimosa que eu. =/

Mas tenho certeza que tudo sempre acaba bem. Sempre, sempre... como você bem citou:
"Nada é por acaso. Deus não joga dados com o mundo. Deus é sutil, mas não é maldoso."

Um beijO bem grandão com saudade

Ps. Tô te devendo, você me ajudou bagarai, consegui recuperar algumas fotos e nem levei bronca. ;D
Obrigada

Postar um comentário