terça-feira, 6 de julho de 2010

E hoje deita no Divã...

Dogão? Eu mesmo deitado no meu proprio Divã.


"Existem varias facetas para o que chamamos de tempo.
O tempo que passa o tempo meteorológico, o tempo da dor, o tempo do amor, o tempo do esquecimento, o tempo da espera, o tempo da euforia o tempo da tristeza, tempo da ocasião, o tempo agonia, enfim, são inúmeras as definições ou tipo de tempo.
Tudo que fazemos leva um tempo pra ser concluído, um tempo pra ser entendido pelos outros e um tempo para ser esquecido.

Quando pensamos em fazer um investimento na bolsa de valores, por exemplo, é notório o fato de que quando você aplica um determinando valor, você já espera que daqui um tempo isso te renda frutos, em outras palavras, lucro.

Nesse caso você aplica, e espera o tempo passar. Varias fases se passam, os “tempos” passam, o tempo da espera é longo e dentro dele você passa por fases, estas são as fase do tempo. Quando você investiu você passa primeiro pelo tempo da euforia de ter investido e de logo terá um retorno, depois o tempo da agonia vem e você acaba pensando que talvez não tenha feito a coisa certa, pois os frutos esperados demoram a surgir, e logo você entra na fase do esquecimento onde você passa alguns anos sem talvez lembrar do investimento, e é nesse tempo que a coisa flui de verdade, depois vem o tempo de retomada onde você procura por seu investimento ele te rende ótimos frutos e vem o tempo da alegria de ter feito algo que valeu a pena ou o tempo da tristeza em saber que tudo que você investiu não te deu o fruto esperado. Todos os tempos se passam dentro do tempo da espera. Mas até ai o tempo não ajudou em nada o que te trouxe frutos foi uma ação que você fez no passado.

O tempo é cruel. Ele é seu inimigo maior, ele passa, ele voa, e tudo depende das ações que você toma durante os eventos ocorridos nele. É necessário ter atitude e fazer, lutar antes que o tempo passe. A crueldade do tempo é às vezes confundida com bondade e remédio para as situações cotidianas da vida. A morte onde o tempo passa e nos condena ao esquecimento. Na alegria onde o tempo passa e o que nos fazem felizes nunca é o bastante, na vida onde ele passa e caba nos matando, no amor onde ele passa e destrói os sentimentos mais lindos que tínhamos pelas nossas amadas, na rotina onde ele passa de destrói relacionamentos antes sólidos, enfim, para mim o tempo é um inimigo, mas há casos em que ele ajuda realmente.

Quando o assunto é físico, uma contusão, ferimento e dores físicas, o tempo é um ótimo remédio, pois o corpo precisa disso pra se recuperar, mas mesmo assim ainda precisamos de remédios que auxiliam na cura.

Quem nunca ouviu a frase “Vamos dar um tempo?” ou até mesmo “Vai passar.”
Quem diz “Vai passar” certamente não compreende o tamanho do tempo de sofrimento e dor que isso gera, assim como quem diz “ Vamos dar um tempo”, certamente não sabe o que é o tempo da espera e tudo que ele envolve. Pessoas fazem as outras sofrerem pelo simples fato de que o tempo vai curar a ferida e ponto. O tempo só é cruel porque nós o fazemos ser. Ficar parado esperando as coisas se resolverem no devido tempo é o pior que você pode fazer. Não adianta, se algo deu errado e te deixa triste, você simplesmente vai ficar parado esperando o tempo do esquecimento vir e apagar tudo, toda sua dedicação, todo sacrifício, todas as alegrias e planos futuros e deixar terminar tudo esquecido?

Podemos dizer no final das contas, que o tempo é um remédio e tem sim, seu valor.
E que para termos a mínima noção do valor do tempo, basta saber que, para entender o valor de um ano:
Pergunte a um estudante que não passou nos exames finais;
Para entender o valor de um mês:
Pergunte a mãe que teve um filho prematuro;
Para entender o valor de uma semana:
Pergunte ao editor de uma revista semanal;
Para entender o valor de uma hora:
Pergunte aos apaixonados que estão esperando o momento do encontro;
Para entender o valor do minuto:
Pergunte a uma pessoa que perdeu o avião, o trem, ou o ônibus;
Para entender o valor de um segundo:
Pergunte a uma pessoa que sobreviveu a um acidente;
Para entender o valor de um milésimo de segundo:
Pergunte a uma pessoa que ganhou a medalha de prata nas olimpíadas;

Certamente o tempo apaga feridas. “Tudo na vida passa, até uva passa”
Mas eu com certeza digo, que o tempo, NUNCA foi ou será o melhor remédio e sim a opção mais conveniente para os fracassados.


A todas as pessoas que possam ter me motivado a escrever este desabafo.
Quando o tempo do sofrimento passar, o tempo da espera acabar, todos vocês cairão no esquecimento, o pior e mais receitado remédio."


Desabafo de Dogão

4 Confortadores:

Squall disse...

Eu odeio pessoas covardes. Principalmente as que usam o tempo como ferramenta pra algo. Dizer que "com o tempo passa" é o mesmo que dizer "eu não ligo" agindo com toda frieza possível.

Camila disse...

O tempo é sim aliado e inimigo. Não é remédio e nem é veneno.
Não acho que seja para covardes e também não é para corajosos.
Acho que é natural.

Ele correrá de todo maneira. Acho sim que com o tempo passa algumas coisas, outras serão eternas.

SOfrimento, dor, alegria, euforia, decepção, entusiasmo... tudo passa. O dia mais feliz e o dia mais triste.

Não sou dessas que espera o tempo resolver meus males, nem que ele leve minhas alegrias, sou de viver cada momento. E quando passar, deixo ir.

E quanto ao tempo cruel, me fez lembrar do tempo que não vejo você! =[

De Deus disse...

Que texto lindo!

Gostei do Blog.

Abraço

De Deus disse...

Agora sim!

Ficou muito bom mesmo, especialmente o final.

Essa relatividade do tempo é que torna algumas coisas interessantes e outras sofríveis, não é mesmo?

Postar um comentário